Câmara elege nova mesa diretora

Professor Juliano presidirá os trabalhos do parlamento no decorrer do próximo biênio

Alcides Mafra/Assessoria Câmara PB

20 de dezembro de 2022

Juliano Guerreiro assume a presidência da Câmara em 2023

A Câmara Municipal elegeu, durante sessão ordinária realizada na noite de ontem (19), a mesa diretora que comandará os trabalhos do parlamento no decorrer dos próximos 24 meses. A partir do próximo ano, Juliano Guerreiro (Progressistas) presidirá o Legislativo. Ele terá como vice-presidente Bento Voltolini (PL), como primeiro-secretário Magno Muñoz (MDB) e como segundo-secretário Jonatha Cabral (Republicanos).

A sessão também encerrou os trabalhos no plenário em 2022 (salvo se houver convocação extraordinária, a exemplo do que ocorreu logo após a reunião ordinária, quando foram realizadas duas sessões para votar a adequação do município ao piso salarial da enfermagem).

Jonas Raulino (MDB), que esteve à frente do parlamento nos últimos seis meses, aproveitou para fazer um balanço desse período, marcado principalmente por mudanças na infraestrutura da sede do Legislativo. Além da reformulação da sala das sessões, a Casa finaliza a instalação de um elevador, uma exigência de normativas federais que recomendam melhorar a acessibilidade nos prédios públicos.

“Foram seis meses de compromisso e muito trabalho”, resumiu Jonas.

Nesse mesmo período os vereadores aprovaram a inclusão de emendas impositivas ao orçamento municipal. A partir do ano que vem, os parlamentares poderão indicar a destinação de 1,2% do orçamento, sendo que 50% desse valor deverá obrigatoriamente ser direcionado à Saúde. Também votaram pela contratação de assessores para auxiliar no trabalho legislativo, outra medida que terá impacto na dinâmica da Câmara em 2023.

A escolha da nova diretoria teve uma peculiaridade: colocou em lados opostos colegas de partido. Willian Ismael dos Santos, o Zé do Araçá, também progressista, encabeçou a chapa alternativa a Juliano.

O vencedor, embora não tenha deixado de mencionar o detalhe, garantiu que fará uma gestão pautada pelo diálogo: “Não vou ser presidente de um grupo apenas, de meia dúzia de vereadores. Quero ser um presidente para todos”, afirmou.

O plenário da Câmara entra em recesso a partir desta terça-feira (20) e só voltará às sessões ordinárias dia 2 de fevereiro. Já os demais setores do Legislativo seguem em atividade até 23 de dezembro, cumprem recesso entre 26 e 30/12 e retornam às funções em 2 de janeiro de 2023.

Nova mesa diretora (da esq. para dir.): Jonathal, Bento, Juliano e Magno