Câmara Municipal concede medalha Mulher de Valor

Honraria foi entregue a personagens de destaque da sociedade local e faz alusão ao Mês da Mulher

Deborah Biasibetti/Câmara PB

22 de março de 2024

Na noite de quinta-feira, 22 de março, a Câmara de Vereadores de Porto Belo realizou uma sessão solene para conceder a honraria da medalha Mulher de Valor. O evento, que ocorreu no plenário da Casa Legislativa, prestou homenagem a onze mulheres notáveis que contribuem significativamente para a sociedade.

As homenageadas representam uma diversidade de papéis e conquistas. Entre elas, encontramos líderes profissionais, empresárias, servidoras públicas, mães, avós, filhas e irmãs. Essas mulheres, com amor e resiliência, moldam o futuro das próximas gerações. A seleção das indicadas foi feita pelos parlamentares, que apresentaram os nomes por meio de requerimentos aprovados em sessão ordinária.

O presidente da Câmara, vereador Magno Muñoz (MDB), destacou a importância dessas mulheres: “Hoje, estamos homenageando todas as mulheres de Porto Belo, em nome das onze aqui destacadas. Amigos para os momentos de alegria são fáceis de encontrar, mas são poucos os que permanecem nos momentos difíceis. E hoje eu quero homenagear uma grande amiga da nossa família e da comunidade, que faz a diferença na vida de muitas famílias.” Magno Muñoz homenageou a pastora da Igreja Verdade de Porto Belo, Elenir Eva Ventirelli.

Uma das homenageadas da noite foi a senhora Maria de Lourdes Rebelo Moreira, carinhosamente conhecida como dona Téta. Natural do município de Porto Belo, do bairro Perequê, dona Téta é viúva de José Carlos Moreira, também conhecido como seu Zeca. Juntos, eles fundaram a Panificadora Vulcão, que permaneceu aberta por incríveis 48 anos. Na década de 1990, Seu Zeca e Dona Teta expandiram seus negócios para a venda de materiais de construção. Atualmente, suas duas lojas são gerenciadas pelos filhos.

Dona Téta expressou sua gratidão pela homenagem: “Eu fiquei muito surpresa e feliz com essa honraria. Agradeço ao vereador Gilberto João Pedro e a todos da Câmara por esse reconhecimento”, agradeceu.

Segue a lista das onze mulheres que receberam a Medalha Mulher de Valor:
1. Leidyane Amaral (indicada pelo vereador Bento Voltolini)
2. Denise dos Santos Pereira (indicada pelo vereador Darci França)
3. Mayandra de Modesti (indicada pelo vereador Diogo Santos)
4. Neusete Rebelo (indicada pelo vereador Ednaldo da Silva)
5. Maria de Lourdes Rebelo Moreira (indicada pelo vereador Gilberto Pedro)
6. Valdete da Cunha Pereira (indicada pelo vereador Jonas Raulino)
7. Maria Zulma de Andrade Spader (indicada pelo vereador Jonatha Cabral)
8. Elenir Eva da Silva Venturelli (indicada pelo vereador Magno Muñoz)
9. Marlei Santiago dos Passos (indicada pelo vereador Samuel Machado)
10. Luana Chaves Cervi Backes (indicada pela vereadora Silvana Stadler)
11. Braulina Maria Caetano Marques (indicada pelo vereador Willian dos Santos)

A honraria Mulher de Valor, foi instituída em abril de 2018 pela Lei Municipal 2625 por iniciativa dos vereadores Altino Júnior e Silvana Stadler (PL), e reconhece personalidades que se destacam e prestam relevantes serviços à sociedade. O prefeito de Porto Belo, Joel Orlando Lucinda (MDB), e o vice-prefeito Ailto Neckel de Souza (PL) estiveram presentes na solenidade.