Câmara Municipal é equipada com painéis solares

Medida resultará economia anual R$ 10 mil na conta de energia e cobrirá investimento em 5 anos

13 de setembro de 2023

A Câmara Municipal deu um passo importante no caminho da sustentabilidade. Nesta terça-feira (12), entrou em operação o sistema de placas solares instalado no prédio do Legislativo. A partir de agora, a Casa terá geração limpa e autônoma de energia, com economia anual estimada em 10 mil reais.

A ideia alterar a matriz energética do Legislativo partiu da Mesa Diretora. O presidente da Casa, Professor Juliano (Progressistas), explica que a medida vai além do efeito positivo na conta de luz: demonstra que o Parlamento está atento à questão ambiental, tema que se tornou central no debate público.

“A gente tem acompanhado como o aquecimento global tem impactado diretamente a vida das pessoas. Vimos esse ciclone no Rio Grande do Sul, que deixou mortos e desabrigados, e não podemos deixar de associar isso com as mudanças climáticas que o planeta sofre. Então, como órgão público, a Câmara assume essa responsabilidade social e esse compromisso ambiental”, destaca o vereador.

A instalação do kit fotovoltaico custou 51 mil reais. Conforme ressalta Juliano, em cinco anos a Câmara terá o retorno do investimento. Mais do que isso, o presidente do Legislativo espera que a iniciativa possa motivar mais ações “verdes” dos órgãos governamentais. “Acho que ainda é um investimento alto para a média da população, mas a tendência é a tecnologia baratear e ficar ao alcance de mais pessoas. Enquanto isso, o poder público pode continuar avançando nessa pauta, gerando economia e manejo sustentável de recursos”, pondera.

Falando em avanço, a Mesa Diretora planeja adotar mais atitudes responsáveis no curto prazo. “Precisamos racionalizar o aproveitamento do lixo reciclado que é gerado aqui na Casa e também estamos estudando formas de diminuir o uso de plástico aqui na Casa”, revela.