“Descobri a assistência social na infância”

Aline Motta, diretora de Políticas para as Mulheres do Município, é a segunda entrevistada do projeto Mulheres que Inspiram

08 de março de 2022

Nascida no Córrego Grande, na Ilha de Santa Catarina, Aline Motta, de 38 anos, viveu o que chama de um “tempo de qualidade” na infância, subindo em árvore e se banhando em ribeirão. Criada pela avó materna, dona Ruth, junto de mais oito crianças, sempre que era incumbida de comprar o pão no carro que fazia as entregas no bairro, ela pegava algumas unidades a mais para dar aos necessitados. “Eu descobri a assistência social lá naqueles dias, como criança”, afirma a assistente social e pastora da Igreja Quadrangular, recentemente nomeada diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Assistência Social do município.

Aline é a segunda entrevistada da temporada 2022 do projeto Mulheres que Inspiram, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores a partir da Lei 1.687/2009, que instituiu a Semana Municipal da Mulher. Durante este mês de março, no início de cada sessão ordinária da Câmara, será exibido um vídeo enfocando uma personagem feminina do município: sua trajetória pessoal e profissional e percepções acerca do papel da mulher em nossa sociedade. O segundo vídeo foi apresentado nesta segunda-feira (7), no início da sessão ordinária.

“Tínhamos uma vizinha muito carente, ela era viúva, não teve filhos, já era uma idosa, dependente e não tinha ninguém. Então, eu comecei a cuidar dela”, lembra Aline, que aos dezoito anos se mudou para Itapema, onde se casou com João Luiz Motta, com quem tem duas filhas, Maria Eduarda e Emanuelly. A família está há cinco anos em Porto Belo e responde pela Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Vila Nova.

Para Aline, que já estagiou na Secretaria Municipal de Assistência Social em 2020, retornar ao serviço público, desta vez como diretora de Políticas Públicas para as Mulheres, é um privilégio. “Aqui em Porto Belo nós temos muitas estratégias e temos muitas áreas onde pode estar inserindo as mulheres”, acredita. Assista abaixo ao vídeo.

Na próxima segunda-feira (14), a entrevistada será a cabeleireira Lú Snaider. A sessão poderá ser acompanhada ao vivo, a partir das 19 horas, no Facebook e no YouTube da Câmara Municipal.