Noite solene celebra a mulher portobelana

Vereadores fizeram, na noite de ontem, a entrega da honraria Mulher de Valor 2023

24 de março de 2023

O Legislativo teve, na noite de ontem (23), mais um momento de celebração. Pela quarta vez, a casa de leis promoveu uma solenidade para honrar a faceta feminina de nossa sociedade. A entrega da medalha Mulher de Valor 2023 contou com os ingredientes habituais: emoção, sorrisos, aplausos, encontro de gerações e homenagens. Ficou de fora o contexto de tímido avanço (senão retrocesso) de direitos que o país lega a quase 52% de sua população. Justificável: a noite era mesmo de festa.

Onze portobelanas, boa parte delas nascidas distante desta península, foram agraciadas com a honraria. Como sempre, a escolha recaiu sobre os vereadores (exceção feita a Gilberto Pedro, vereador à época da indicação; secretário municipal no momento da entrega, mas que lhe foi franqueada a oportunidade de efetivar a homenagem), que usaram critérios bastante idiossincráticos para compor a nominata: teve quem buscasse na própria genealogia sua eleita; teve quem se orientasse por opinião alheia e quem recuperasse na trajetória uma presença marcante.

Toda essa miscelânea de motivos compôs um mosaico de trajetórias, muitas das quais passadas em salas de aula, na condição de educadoras, mas com espaços para atuações em saúde pública, advocacia, comércio ou na gestão do lar. Em comum, muito possivelmente o sentimento de gratidão por terem sido lembradas “em vida”, como destacou o vice-prefeito Ailto de Souza (PL), ele mesmo vereador até junho de 2022. Dona Ivone dos Santos, professora aposentada de 68 anos, expressou esse sentimento: “Depois que a gente se aposenta é esquecida, né? Fico muito grata mesmo [pela lembrança]”. Ela foi homenageada por Magno Muñoz, do MDB.

Presidente da Câmara Municipal, Juliano Guerreiro (Progressistas), destaca que, para além do contexto simbólico de se realizar uma homenagem às mulheres no mês de março, o Legislativo tem se empenhado em proporcionar conquistas por meio de políticas públicas: “Acredito que a gente ainda precisa ter mais mulheres ocupando o espaço do Legislativo. A mulher tem que estar inserida na política, é de extrema importância. A Câmara tem que promover esse movimento, para dar esse protagonismo que a mulher precisa e é importante para toda a sociedade”, refletiu.

Voz feminina solitária dentro do parlamento, a vereadora Silvana Nunes (PL) vê avanços na adoção de pautas que têm a mulher como tema no âmbito da Câmara Municipal. Ela se refere principalmente às ações desenvolvidas pela Procuradoria Especial da Mulher, da qual é titular, e que tem março como período emblemático. Inclusive, na quarta-feira (22), o órgão promoveu, em parceria com a Fundação Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Fumtur) e Secretaria Municipal de Assistência Social, o 1° Fórum da Mulher. Realizado no hotel Morro do Sol e focado no protagonismo feminino, o evento teve a jornalista Laine Valgas na palestra de encerramento. Em um movimento para garantir a continuidade da iniciativa, a vereadora apresentou projeto de lei estabelecendo a anuidade do fórum, o qual foi aprovado pela Câmara no dia 13 de março. “Foi um grande evento”, afirmou.

MULHERES DE VALOR 2023

ADRIANA APARECIDA SCHIMIGUEL (Bento Voltolini)

LINDAURA DA SILVA (Célio Ramos)

IRENE LOPES SOARES (Darci França)