O deputado jovem que virou vereador

Quinto episódio da série Perfil: Vereador apresenta a trajetória de Diogo Santos, que levou o gosto pela política na infância à eleição em 2016

16 de novembro de 2021

O quinto episódio da série de vídeos Perfil: Vereador apresenta a trajetória do parlamentar de segundo mandato Diogo Santos (MDB). Com depoimentos colhidos ao longo do ano pelo departamento de Comunicação da Casa, esta série traça um breve perfil dos parlamentares que atuam na presente Legislatura, compilando memórias, projetos e perspectivas para o futuro do município.

Morador do bairro Alto Perequê, Diogo manifestou os primeiros sentimentos em relação ao que seria uma carreira na vida pública logo na infância, acompanhando as simpatias partidárias dos familiares — sem que houvesse, da parte deles, maior engajamento político. Ele, no entanto, visualizou esse caminho ao ser eleito “cidadão mirim” da Escola Básica Municipal Nair Rebelo dos Santos. Em 2007, cursando o ensino médio na Escola Básica Tiradentes, foi eleito para o Parlamento Jovem, incubadora de novas lideranças da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

“E aí despertou de fato essa vontade pra que eu pudesse estar disputando um cargo e estar ocupando um mandato de vereador”, explica Diogo, que obteve votação recorde em sua segunda eleição, em 2016, e desempenhou a presidência da Casa em 2020, ocasião em que coordenou a implantação do sistema de transmissão ao vivo das sessões legislativas. “Tenho muito orgulho desse momento, a gente conseguiu fazer um grande trabalho”, avalia.

Veja mais no vídeo abaixo: