Prêmio Mérito Esportivo será entregue nesta 5ª

Legislativo fará sessão extraordinária para homenagear desportistas e paradesportistas portobelenses

13 de dezembro de 2023

Primeira edição do prêmio ocorreu em 2019

A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (14) uma sessão extraordinária de entrega do prêmio Mérito Esportivo Portobelense aos destaques do desporto e paradesporto local em 2023. A homenagem, que será antecipada pela entrega de moções aprovadas pelo plenário em reuniões anteriores, terá início às 20 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara no Facebook e Youtube.

O prêmio foi criado pela Lei Municipal 2.820, de outubro de 2019, a partir de projeto do vereador Diogo Santos (MDB), aprovado pela Câmara. Destinado a “reconhecer instituições e personalidades que, no passado ou no presente, em exercício público, colaboraram ou colaboram com o esporte na cidade de Porto Belo”, teve sua primeira edição ainda em 2019. A partir dali, não mais ocorreu. Será, portanto, a segunda edição do prêmio.

Entre os homenageados deste ano indicados pelos vereadores, destaque para a presença de paratletas com conquistas importantes em diferentes modalidades. É o caso de Jonathan Cardoso, do badminton, membro da equipe brasileira que disputou os Jogos Parapan-Americanos no Chile no mês de novembro; do casal Mariana e Adriano Alves, do surfe, e Cleverson Machado, representante de Porto Belo nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

Além desse grupo acostumado ao pódio, os vereadores selecionaram entusiastas, promotores e personalidades do esporte amador local. Nomes destacados na prática e difusão das artes marciais, como Leandro Loss e Joabe Ambrózio, do ultramaratonismo, como André Miranda, e do futebol em suas diferentes categorias, casos de Reinaldo Atanázio, Mário Stein e Rogério da Silva, compõem o rol de indicados.

Presidente da Câmara, o vereador Professor Juliano (Progressistas) vê na lista uma amostra representativa do esporte portobelense. Ele ressaltou a presença dos paratletas como aspecto importante da homenagem, especialmente num contexto em que o Legislativo tem se empenhado em ações de inclusão de parcelas minoritárias da sociedade.

“Acho interessante também frisar a própria retomada desse prêmio, que não pôde ser realizado em anos anteriores devido a várias questões. Então, é um privilégio podermos homenagear os nossos valores esportivos. Acho que, pelo exemplo e dedicação, merecem esse reconhecimento da Câmara Municipal”, afirmou.