Vereadores e vereadoras mirins tomam posse nesta 4ª

Solenidade na Câmara marca o início oficial da legislatura 2023 do programa, criado em 2019

31 de julho de 2023

A Câmara de Vereadores retoma nesta semana as atividades no plenário. E o primeiro ato deste segundo semestre será a posse dos estudantes eleitos para a segunda legislatura do programa Vereador e Vereadora Mirim, projeto de iniciação em política e cidadania instituído pelo Legislativo portobelense em 2019 a partir de um projeto de resolução dos vereadores Diogo Santos (MDB), Jonatha Cabral (Republicanos) e dos ex-vereadores Marcos Marques e Rosaura Rodrigues. A cerimônia de posse ocorre na quarta-feira (2), a partir das 19 horas, na Câmara Municipal.

A nova turma de parlamentares mirins foi eleita no final de junho. Pouco mais 1.400 estudantes das turmas de sexto ao nono ano das escolas de ensino fundamental da rede municipal, particular e estadual participaram do processo e elegeram seus onze representantes, que terão a incumbência de representar as escolas na Câmara até o final do ano. O objetivo do programa é demonstrar como funciona o Poder Legislativo, qual o papel desempenhado pelos vereadores e conscientizar para a importância do processo político no desenvolvimento da cidade e no bem-estar da população.

“São alunos dos oitavos e dos nonos anos do Fundamental 2, que vão estar em contato com o Poder Legislativo, entender dos trâmites de uma Câmara de Vereadores, serem inseridos nesse universo”, reforça o presidente da Câmara, vereador Professor Juliano (Progressistas). Para ele, o engajamento demonstrado pelos alunos, professores e gestores durante o processo eleitoral e o entusiasmo do eleitos em começar os trabalhos é revelador da importância do programa e indicativo de que será uma legislatura bastante produtiva: “Estamos todos ansiosos para vê-los em ação”, garante.

A solenidade de posse dos vereadores e vereadoras mirins de 2023 terá transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Vereadores no Facebook e YouTube. Logo após a realização desse ato, ainda durante a sessão, os jovens parlamentares farão a escolha da Mesa Diretora mirim, responsável por conduzir os trabalhos desta legislatura.