Ato na Câmara reúne ex-presidentes do Legislativo

Atual presidência entregou “Anexo I” da Casa e veículo para a Vigilância Epidemiológica

Alcides Mafra/Câmara PB

27 de março de 2024

A Câmara de Vereadores realizou, na tarde desta quarta-feira (27), a inauguração do espaço anexo ao Paço Legislativo e, para marcar o ato, promoveu uma homenagem a ex-presidentes da Mesa Diretora. Foram entregues moções de parabenização a vereadores e ex-vereadores que comandaram o plenário de 2001 a 2023. Também foi entregue um veículo em doação ao serviço municipal de vigilância epidemiológica.

Além dos ex-presidentes, o descerramento da placa que inaugurou o “Anexo I” contou com a presença de vereadores da atual legislatura, servidores do Poder Legislativo e secretários municipais. O prefeito Joel Lucinda (MDB) e seu vice-prefeito, Ailto de Souza (PL), ambos com presenças recentes no comando da Câmara, estiveram presentes, assim como o deputado estadual Emerson Stein (MDB), também ex-presidente do Legislativo. Em pronunciamento durante o ato, o vereador Magno Muñoz (MDB), atual presidente da Casa, agradeceu a contribuição de cada um dos homenageados ao longo da trajetória do Poder. “Cada qual deixou uma marca, deixou um legado”, afirmou.

O recorte temporal proposto pela homenagem teve como marco a inauguração da Câmara, ocorrida em 2009. Ex-vereadores com participação na aquisição do terreno, no projeto e na construção da sede própria do Legislativo, foram lembrados, bem como os que os seguiram e, na visão da atual Mesa Diretora, desempenharam papel no desenvolvimento do Parlamento local desde então.

Estiveram presentes os ex-presidentes Leoclides Vansin, João Mendes, Lea Martins, Emerson Stein, Joel Lucinda, Ailto de Souza, Altino Júnior, Diogo Santos, Jonas Raulino e Juliano Guerreiro — os quatro últimos pertencentes à atual legislatura.

As tratativas para a ampliação das dependências da Câmara iniciaram em 2023, no âmbito de uma série de inovações que remonta ao ano de 2019, quando ocorreu a digitalização dos processos legislativos, seguida, nos anos subsequentes, pela instalação da transmissão ao vivo das sessões, reforma do plenário, instalação de elevador e de um sistema de geração de energia solar.

O “Anexo I” começou a operar no início do ano. Órgãos e serviços da Casa, como a Procuradoria Especial da Mulher, Balcão da Cidadania, assessorias Técnica e de Comunicação, departamentos de Compras e Contábil, foram acomodados no novo espaço, o que permitiu reservar o piso superior da Câmara aos gabinetes dos parlamentares. Segundo Magno, a mudança também contemplou a ampliação do número de servidores do Legislativo, ocorrida após realização de concurso público no ano passado. Obtido mediante contrato de aluguel, o objetivo da Mesa Diretora é viabilizar a aquisição definitiva do imóvel.

Outra renovação ocorrida no início de 2024 foi em relação à frota que serve ao Poder. A Câmara iniciou o ano com dois novos veículos. Com isso, o Chevrolet Spin adquirido em 2016 foi passado adiante: a Mesa Diretora formalizou termo de doação com a Secretaria Municipal da Saúde. Assim, a partir de abril, o veículo passa a servir ao Departamento de Vigilância Epidemiológica, auxiliando nas ações de controle da dengue no município. A secretária municipal de Saúde, Jainara Nordio, e a diretora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Araújo, receberam de Magno as chaves do veículo.