Presidente da FMC fala na tribuna da Câmara

Cristiani de Jesus atendeu ao requerimento aprovado pela Casa e tratou das políticas de incentivo de sua administração

21 de julho de 2020

A presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Cristiani de Jesus, esteve na Câmara de Vereadores durante a sessão de ontem (20) para falar na tribuna sobre as ações de incentivo promovidas pela instituição em sua atual gestão.

A presença de Cristiani foi solicitada em atenção a um ofício encaminhado a pedido do vereador Jonas Raulino (MDB), e também em razão do requerimento da vereadora Rosaura Rodrigues (PT) aprovado durante a sessão da semana passada. A parlamentar questionou a ausência, desde 2017, de editais para financiar projetos culturais em diversas áreas e citou as leis municipais 2152 e 2191, ambas de 2014 e que instituíram o Sistema e o Plano Municipal de Cultura, respectivamente.

Cristiani falou sobre as realizações da FMC e ressaltou que, nos últimos dois anos, a pasta investiu cerca de R$ 1 milhão no apoio à realização de projetos e eventos culturais, “fora o Projeto Arteiro e as outras atividades, além da nossa folha de pagamento, porque hoje temos [um orçamento de] mais de R$ 1 milhão [anual]. Nunca se investiu tanto em cultura [no município]”, afirmou.

A responsável pela gestão da cultura em Porto Belo falou também sobre a Lei 14.017/20 (Lei Aldir Blanc), que estabelece auxílio emergencial para o setor. Cristiani acredita que o município receberá em torno de R$ 165 mil de ajuda federal e informou que, a partir desta terça-feira (21), a FMC fará o chamamento para os artistas e projetos culturais locais que queiram receber o benefício. Ela explicou ainda que os interessados deverão se inscrever no Mapa Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para se habilitarem a receber o recurso. O link é: http://www.cultura.sc.gov.br/editais-e-acoes/acoes/mapa-cultural-sc.